“ Sobre Tudo, o que deve se guardar, guarda o Teu Coração,
Pois do Coração procedem as saídas da Vida.”
Pv 4.23
Como Deus guarda nosso coração?
A Vida de nosso coração,
mais do que as
circunstancias materiais e exteriores, ela é realmente encontrada no Espírito.
Na qualidade do nosso Espírito.
Em todos os momentos, o segredo de passarmos seguros e bem, está exatamente no modo que o nosso Espírito tem se alimentado
Se guardamos a palavra de Deus e ela faz efeito no nosso Espírito, de alimento forte em nós, então ainda que passamos por qualquer desafio nos permitido por nosso Deus, ainda assim:
Nosso Espírito está ligado à Ele, nosso coração está guardado
Como Deus guarda o coração?
A Primeira iniciativa de guardar o nosso coração, é quando
Deus acima de qualquer importância terrena, nos convida a estarmos com Ele.
Ouvir o convite de nosso Deus a estarmos ouvindo a voz dEle, constantemente em meio a tantas correrias do dia a dia é um primeiro trabalhar de desafio precioso, de Deus para conosco.
Falar conosco, e nos ajudar a ouvirmos a sua voz
Ser Interior, começa a guardar o coração, quando decide de verdade a escutar a Deus, acima de qualquer coisa, e dedicar um tempo para Deus acima de qualquer importância
Acredito que a palavra e Expressão: guardar o coração, está relacionado a valorizar
Valorizamos a vida
Valorizamos nossos ideais
Valorizamos as construções e obras de nossas mãos
Valorizamos nossas metas
Valorizamos nossos pensamentos
Valorizamos nossos sentimentos
Valorizamos a forma de nossas expressões
Valorizamos as nossas reações
Quando primeiro realmente temos uma vida, constante filtrada,
voltada ao Espírito de nosso Deus
Ele nos ensinará a manter, alimentar, guardar, proteger e
investir em nosso coração
Ser humano, o homem tem como obras, serviço, de suas mãos, o
trabalho material e exterior
Deus trabalha dia a dia com:
Corações
A área de trabalho específico de nosso Deus é trabalhar em nosso coração para mantermos amparados, guardados, cuidados e prontos a viver o que Deus nos tem preparado
Em salmos 16 v 7 há um versículo muito interessante
Normalmente nós, o ser humano sempre luta, batalha, busca realmente o que lhe apraz, o que em coração agrada.
Ou seja o interesse interno, o sentimento de busca, é que faz com que o ser humano comum se dedique a busque o que está dentro de seu coração
Então como o coração é ensinado?
Como um coração pode ser direcionado?
Através da busca ( da intensidade de interesse dele próprio, dentro do coração) não a outra maneira que o ensine melhor um coração do que a busca que estiver construído nele
Deus conhecendo essa realizado de como um coração pode ser construído, através das escrituras nos diz através de Davi:
“ Louvarei ao Senhor Deus que
me aconselha ;
até de noite o meu coração me ensina
”
Sl 16 07
Vamos iniciar primeiro a analise da parte b desse versículo
“ até de noite o meu coração me
ensina ”
Antes de vermos como Deus nos guarda e valoriza o nosso
coração, vamos ver em que circunstâncias nosso Deus nos realmente prepara nosso
coração
1•
“ ..o meu coração me ensina ”
Ou Seja, como as emoções são ensinadas?
Como nossa Alma dentro de nosso coração é ensinada?
Como, nossos pensamentos, reações, expressões, impulsos etc ?
E vemos que o próprio coração ( em controle de Deus ) leva ao ensino
Como é isso?
Através das buscas do coração
Quando nosso coração se atenta para algo, quando nosso
coração tem uma busca interna, a algo que Deus está fazendo com que:
Os próprios sentimentos nossos nos seja motivo de construção
As próprias emoções nossas nos levam, nos encaminham a
escola do Espirito Santo e diante de Deus Ele nos ensina o que devemos fazer
As busca do coração é como isca para o Senhor nosso Deus,
nos levar a Ele nos ensinar a guardar a nós próprios.
Davi disse:
“ ..o meu coração ( o que
está dentro de mim ) me ensina
”
Diferente do mundo material e exterior, uma escola faz contrato com o aluno e o aluno se dispõe a aprender diariamente.
Diante de Deus não existe contrato obrigatório de ensino e
construção
Então como Deus firma aliança com o ser interior, para ensiná-lo, valorizá-lo e guardá-lo ?
E vemos então de que Deus poe no coração o interesse, de
algo, ou por sentimentos próprios, a fim de fazer do próprio coração um vinculo
de ensino e firmar o propósito de ensino
Então surge completa a realidade:
“ Louvarei ao Senhor Deus que me
aconselha ;
até de noite o meu coração me ensina
”
Como Deus guarda o nosso coração?
Nos aconselhando, nos valorizando, nos mostrando como nos
aperfeiçoarmos a cada momento
Quando ?
Davi disse em todos os momentos, e se porventura em circunstancias porventura difíceis ou obscuras o versículo diz:
“ até de noite ( momentos de adversidades) o meu coração ( em Deus ) me ensina”
Com Deus tudo o que passamos, está nos trazendo a beleza de Deus, as riquezas espirituais dELe, a glória dEle , e nos firmando ainda mais para seu Louvor!
Nosso desafio é descobrir e manter nosso coração perto dELe em todo o zelo, respeito, carinho, dedicação e amor.
Sabendo que o Senhor Deus nos Ama
e que nEle sempre temos toda a bênção!
Forte Abraço Queridos,
Deus abençoe!
